A pilha de Volta foi o primeiro gerador estático de energia elétrica, tendo sido inventado por Alessandro Volta, por volta de 1800.
Em 1750, o anatomista italiano Luigi Galvani, dissecou uma rã e observou que quando dois metais diferentes entravam em contacto com ela, os músculos da coxa da rã contraíam, dizendo então que a corrente elétrica tinha origem nos músculos animais.
Volta porém, partiu de um pressuposto diferente do de Galvani. Afirmava que a eletricidade tinha origem nos metais. De maneira a provar esta sua "teoria", trocou os tecidos de organismos vivos e utilizou metais diversos como o ferro, o cobre e tecido molhado. Concluiu então, que a rã apenas reagia a essa eletricidade externa e que se fosse utilizado um metal diferente, os músculos da rã não se contraíam.
Construiu mais tarde, um equipamento capaz de produzir corrente elétrica continuamente: a pilha de Volta, empilhando alternadamente discos de zinco e de cobre, separando-os por pedaços de tecido embebidos em solução de ácido sulfúrico. Esta produzia energia elétrica sempre que um fio condutor era ligado aos discos de zinco e de cobre, colocados na extremidade da pilha.
Aqui fica um video para perceberem melhor:
https://www.youtube.com/watch?v=e1cIUQtoMiw
Nenhum comentário:
Postar um comentário