REFLEXÃO- mudança de sentido ou direção quando os raios luminosos em certas superfícies, propagando-se no mesmo meio ótico.
- Regular- Um feixe de luz paralelo incide numa superfície polida e todos os seus raios são refletidos na mesma direção.
- Difusa(irregular)- um feixe de luz paralelo incide numa superfície rugosa e por isso, todos os raios são refletidos mas em direções distintas.
Leis da Reflexão
- o raio refletido, a normal e o raio incidente estão todos no mesmo plano;
- o ângulo de reflexão e o de incidência têm a mesma amplitude (são iguais).
REFRAÇÃO- ocorre quando a luz passa de um meio ótico para outro e às vezes, quando este processo ocorre é possível ver ilusões de ótica.
Quando a luz passa de um meio onde a velocidade de propagação é menor (do ar para a água) o feixe de luz vai aproximar-se da normal e se acontecer o oposto, o feixe vai afastar-se da normal.
O que também por vezes acontece, é que durante a refração da luz, se por exemplo, deixarmos cair um objeto na água, quando o formos tentar apanhar, vai parecer que ele está muito mais perto de nós do que realmente está.
REFLEXÃO TOTAL- acontece quando a luz incide, com um ângulo superior ao crítico*, na separação de dois meios, sendo a velocidade de propagação da luz, menor no meio onde a luz se está a propagar.
* ângulo de incidência no qual o de refração é de 90º.
As fibras óticas são exemplos de materiais onde ocorre o fenómeno de reflexão total, e têm aplicação na tecnologia (televisão por cabo) e na medicina (endoscopia e diagnósticos).